quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Folk Metal





Saudações meus leitores, eu decidi fazer publicações sobre gêneros musicais e também postar algumas bandas que eu normalmente ou eventualmente ouço. E o gênero de hoje é: 



Folk Metal

 

 


            Antes de começarmos este post, deve-se definir o que é de fato a Música Folk, para por fim, podermos definir com mais facilidade o que é o bom e muitas vezes tão aclamado Folk Metal.

            Para início, a palavra folk é considerada para alguns no meio do movimento do Heavy Metal (como muitos outros do Metal) uma espécie de rótulo para poder identificar o que os fãs de uma banda estão escutando. Se apenas simplesmente chegarmos em alguém que gosta de uma boa música das antigas, como um Bob Dylan por exemplo, vão dizer que folk são músicas tocadas em violão e que abordam temas sociais. Mas, no Folk Metal a palavra folk provém de outra vertente.

            No caso do Folk Metal a palavra provém da música folclórica de um país, e normalmente costumam confundir a música folclórica com a música medieval, sendo que a música medieval se trata totalmente de uma música de um certo período histórico, algo que é totalmente diferente da folclórica que, sendo esta, a música de um determinado povo, que poderia ser qualquer um em qualquer parte do mundo, desde que seja a música folclórica deste determinado povo.

Ensiferum
            O Folk Metal mescla qualquer estilo do Heavy Metal desde o tradicional que conhecemos até o Black Metal, Death Metal, Doom Metal, Power Metal e muitos outros que se vê por aí, com elementos culturais de uma música folclórica de um determinado povo, sendo comumente ver essas mesclas em bandas que possuem uma cultura eslava,
escandinava, e védica. Há também bandas de Folk Metal com elementos Orientais e acredite ou não, até mesmo Brasileiros, mas isso é assunto para outros post. Geralmente as características das músicas contém instrumentos folclóricos como gaitas de fole, violino, flauta, harpa, ou apenas os sons destes mesmos instrumentos sendo reproduzidos por um sintetizador. O ritmo melódico muitas vezes são vindos do estilo de Heavy Metal ao qual foi misturado com a música folclórica, mas há também algumas bandas que decidem mesclar mais as melodias vindas da própria música folclórica, o que muitas vezes são melodias de músicas tradicionais celtas, assim como os vocais.

Renaissance
            Dizem que um dos precursores para a propagação do Folk Metal foi a banda chamada Skyclad, que misturou o Heavy Metal em sua mais alta pureza com o folk irlandês. Logo após não demorou que aparecessem muitas outras bandas como Cruachan que abordava temas pagãos e natureza em suas letras e melodias, e o que contribuiu também para lhe dar mais
Skyclad

renome na propagação do Folk Metal foram os seus vocais femininos que davam mais harmonia a melodia já fantástica. A partir dessa propagação vieram bandas que criando outras vertentes para o mesmo, ou para alguns, subgêneros. Ensiferum por exemplo foi uma delas, a banda veio com a ideia de implementar ao Folk Metal a cultura viking, gerando então um subgênero chamado Viking Metal (ou no br mesmo, Metal Viking), ao qual criaram uma atmosfera típica que leva a quem ouvir a melodia e os vocais  a uma outra época em que os vikings eram temidos e populares nas regiões da Escandinávia por exemplo. Mas a primeira banda que foi realmente intitulada folk, foi a banda Renaissance, que popularizou-se em meados dos anos 90 que originou bandas como Cruachan, Otyg e Windir, as quais foram muito populares em países como a Noruega, Finlândia e a Suécia. Vale citar que nestes países, o folk sofreu muitas influencias do Black Metal que era demasiado popular nessa mesma época.

            Com a popularização do Folk Metal, como já dito aqui nesse post, ocorreram ramificações para diversificados subgêneros, sendo eles:

·        Celtic Metal: Ou Metal Celta, foi influenciado pela música celta, mas não se pode dizer que foi realmente a pura música celta, pois os celtas são um povo não identificável pelo fato de não existirem mais e sabe-se pouco sobre os mesmos pois toda a sua história original era passada de forma oral. Mas o que se pode saber de música celta é o que vem de países aos quais são chamados de “Sete Nações Celtas”, sendo estes países: Escócia, Irlanda, País de Gales, Bretanha (região da França), Cornualha (Inglaterra) e a Ilha de Mann (Grã Bretanha). Banda recomendada: Korpiklaani (video ao lado)

·        Viking Metal: Ou Metal Nórdico, que fora influenciado pela cultura nórdica e sua música folclórica. Geralmente são abordados em suas letras temas como guerras antigas, deuses nórdicos, e inclusive lendas de heróis desse povo. Banda recomendada: Týr (video abaixo)
.

·        Mittelalter-Rock: Ou Medieval Folk Metal, é um subgênero influenciado pela música folclóricas de povos da idade média, com temas em suas letras relacionados a histórias da época como também tratam de assuntos históricos, sendo um deles por exemplo, As Cruzadas, como também sofreu muita influencia da cultura Cristã. Banda recomendada: Schandmaul (video abaixo)

·        Andean Metal: Ou Metal Andino, possui influencias das músicas e folclores dos povos andinos, contendo os seus instrumentos típicos e em suas letras abordam sua mitologia e seus ritos pagãos. Banda recomendada: Toccata Magna (video abaixo)

·        Oriental Metal: Ou também Metal Oriental, foi influenciado pela música e folclore oriental (países como Israel, e do Sudeste Asiático). Banda recomendada: Rudra (video abaixo)



Fontes: rockdarkness.tripod.com/id45.html 
            whiplash.net/materias/biografias/00235-skyclad.html

← Anterior Proxima → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário