domingo, 20 de março de 2016

H.Q SANDMAN! + DOWNLOAD



H.Q SANDMAN!

 


Bom, como eu poderia começar este artigo? É de fato muito difícil eu definir o que é Sandman. Mas como veem, eu me propus ao desafio de escrever sobre essa bela obra prima!  Pois bem, vamos a ela começando por quem é o autor (obviamente fazendo um resumo em sua biografia), e “quem” ou “o que” é Sandman.
          
Neil Gaiman, O Gênio.

           Começando por Neil Gaiman, um grande escritor que até hoje é idolatrado por diversos amantes de quadrinhos, nasceu em Hampshire, Reino Unido, e atualmente vive nos Estados Unidos. Quando criança ele era um garoto diferente (calma, ele não tem problemas mentais, ao menos não que eu saiba), pois vivia lendo diversos livros de autores muito cultuados até hoje, sendo entre eles Edgar Allan Poe, J.R.R Tolkien, C.S Lewis, e muitos outros, que fizeram-no trilhar o mesmo caminho como escritor. Gaiman se auto intitula como “criança selvagem que foi criada em bibliotecas”, pelo fato de adorar ler e como dizem na linguagem popular “devorar livros”. Dado a esses fatos ele escreveu sua primeira obra, podemos assim dizer, que foi a biografia de uma banda inglesa chamada Duran Duran, mas o que foi sua alavanca para trabalhar em meio aos quadrinhos foi ter escrito uma minissérie chamada Orquídea Negra, o que lhe rendeu um contrato com a D.C Comics. A partir disso que ele fora reconhecido com Sandman considerado até hoje sua obra prima e de fato seu estopim para o sucesso e a fama. Sandman é tão esplêndido que até mesmo hoje consegue render fãs para Gaiman. Mas agora vamos ao foco desse post.


Sandman e sua irmã Morte


            A obra Sandman foi publicada pela primeira vez em meados dos 1980 pelo aqui já citado Neil Gaiman, que até aquele tempo era desconhecido. Sandman é uma graphic novel de terror e suspense, protagonizada por Morpheus, O Deus dos Sonhos na mitologia grega, porém comumente conhecido por Sandman e aqui no Brasil como João Pestana (sim, é um nome bem babaca). Sandman na mitologia europeia é descrito por ser um homem que carrega em suas mãos areia que faz as crianças terem bons sonhos ou até mesmo pesadelos dependendo do comportamento que mesma apresentar. Porém, Gaiman apresenta Sandman de uma forma mais sombria e até mesmo mais refinada. Em suas histórias Sandman é caracterizado como um homem de vestes negras como a própria noite, extremamente pálido, e com um cabelo muito inspirado no Robert Smith da banda The Cure (que aliás é muito boa, recomendo). Morpheus ou também Sonho (Dream) na história possui um caráter totalmente “correto”, ele praticamente vive por regras universais e acaba saindo totalmente do sério se por um instante algo ou alguém acabe por quebrar as regras. 

Destino, Morte, Sonho, Destruição, Desejo, Desespero, e Delírio.

            Sonho é um ser imortal chamado de Perpétuo, espécie de deuses maior que um deus comum, pois no universo criado por Gaiman, os deuses “comuns” normalmente tem uma vida útil como a dos mortais, onde são criados pelos sonhos (assim como a própria realidade) e então mortos quando são esquecidos. Existem sete Perpétuos que controlam e regem o universo (ou os universos), Desejo (Desire), Sonho (Dream), Desespero (Despair), Morte (Death), Destino (Destiny), Destruição Destruction), e Delírio (Delirium), cada um destes possuindo um reino específico e caracterizado por suas personalidades, como o reino do Desejo que possui características egocêntricas e levadas pelo impulso do momento, assim como seu criador, os Perpétuos são precisamente as leis do universo, onde o desaparecimento de um acaba influenciando em uma série de acontecimentos caóticos, o que nos dá uma ponte para uma introdução do começo das histórias de Sandman.

            A saga se dá iniciando com um ritual mágico de um mago muito renomado da época, onde este é líder de uma seita que procura possuir a imortalidade e em um dia de ritual, acaba por tentar invocar a Morte (irmã de Morpheus) numa tentativa falha, assim invocando por engano Morpheus, que permanece aprisionado por décadas, fraco e sem nenhum tipo de poder, tudo o que ele poderia fazer é esperar uma brecha para escapar e no fim se vingar de seu raptor. Ao decorrer das décadas Sandman acompanha a vida de vários de seus raptores, ele acompanha sua juventude, velhice, e inclusive morte dos mesmos esperando uma chance de escapar. 


            A narrativa de Sandman não é feita de forma linear onde o leitor simplesmente observa falas, passagens de tempo e a construção do personagem, dos vilões e etc. Não, Sandman é completamente diferente. Sua narrativa é soberba de tão elegante e perfeita, observa-se durante a narrativa debates poéticos e até mesmo filosóficos sobre a realidade, a vida, o tempo, a vida após morte, ou até mesmo a vida antes mesmo de existir vida. A forma como é construído o ambiente muitas vezes sombrio junto das falas de Morpheus é como uma poesia gótica fazendo o leitor literalmente estar dentro da história e refletir sobre os temas debatidos em cada episódio apresentado por Gaiman. O terror e a escuridão é demonstrado de forma genial, cada um na medida certa, e os personagens cativam o leitor a querer conhece-los cada vez mais, independente se este for o vilão, um personagem secundário, ou até mesmo um dos Perpétuos, pois Gaiman consegue transpassar por eles características que fazem com o que o leitor se identifique com ele, reflita com ele, e até mesmo apresenta as dúvidas do mesmo como se o leitor fosse o próprio personagem.

            Acredito que o texto tenha se tornado confuso, mas realmente, é muito difícil de falar O QUE É Sandman. Se por um acaso deixei algo em aberto ou até mesmo dúvidas, comentem logo a baixo, e farei o possível para que elas possam ser retiradas. 

            A baixo segue o download dos 75 volumes de Sandman, e também do programa para ler arquivos CBR.

Download 75 volumes de Sandman, clique aqui.

CBR READER, clique aqui.

Referencias Bibiográficas:

·     

                      STOKER, Felipe: <neilgaiman.com.br/neil-gaiman/> Acesso em 20 de mar. 2016

·        ROSA VIDAL,          Vinícius: <salvandonerd.blog.br/Sandman-obra-completa-para-download-em-pdf-01-ao-75/> Acesso em 20 de mar. 2016

·        COMICS, Panini: <hotsitepanini.com.br/vertigo/series/sandman/> Acesso em 20 de mar. 2016

·        SLEIPNIR, ADM: <portal-dos-mitos.blogspot.com.br/2013/09/sandman.html> Acesso em 20 de mar. 2016  

← Anterior Proxima → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário